Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

    Amigo, meu motor é 1600 com carburação simples. Uso meu carro para o dia-a-dia e queria apenas um pouco mais de cv e um ronco mais grave, o que me recomendaria? Mas nada que eleve muito o consumo e nem a potência. Eu estava pensando em colocar um carburador Weber 40 ou aspirar e colocar um escapamento dimensionado.

    Comment


    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

      Postado originalmente por Igorapmonteiro Ver Post
      Amigo, meu motor é 1600 com carburação simples. Uso meu carro para o dia-a-dia e queria apenas um pouco mais de cv e um ronco mais grave, o que me recomendaria? Mas nada que eleve muito o consumo e nem a potência. Eu estava pensando em colocar um carburador Weber 40 ou aspirar e colocar um escapamento dimensionado.
      correto !
      trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
      escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
      www.trimilika.kit.net
      www.trimilika1.hpg.ig.com.br
      trimilika1@hotmail.com.br
      tel 035-91420977 poços de caldas MG

      Comment


      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

        Olá Trimilika!
        Vejo que está avançado com o motor do nosso amigo Museu. Ele deve ter comentado do meu carro, que ele deu uma volta uma vez. Na época, 2017cc com W100 e Weber 40 central. Segue uma mensagem um pouco longa....
        Pois bem, tive que abrir ele com 10.000 km rodados devido a prisioneiros espanados e, devido a mudanças no motor (troca do W100 pelo VW 116, pois o carro é do meu pai e o W100 enchia um pouco o saco), estou reajustando a minha Weber 40 central. Procurei, pesquisei pacas sobre Webers, mas já apanhei bastante na configuração anterior e desisti, gostaria de algumas dicas suas.
        Minha configuração atual é:
        92mm (Mahle pino deslocado) x 78,4mm (Lepe)
        Taxa 8,5:1 na gasola
        Cabeçotes 6 aletas com válvulas 40x35 inox, folga de 0,15 em todas as válvulas, dutos apenas com irregularidades retiradas, câmaras originais
        Pratinhos de mola de alumínio, molas simples do Tork, varetas de aço Bugpack, patinhas de elefante
        Comando Kombi injetada VW 116, balancins originais 1,1:1, volante de motor original com 8 pinos, embreagem (platô) de 500 libras, disco de lona reforçado
        Ignição distribuidor aranha do Fusca pós-84 com cápsula de vácuo da Kombi, caixa grande e bobina Bosch vermelha KW, com pré-resistência do Opala (10,5 V medidos no multímetro, um pouco alto), cabos Accel 8.8 (1,2 Ohms medidos no multímetro), ponto inicial em 8 graus (na polia graduada Ancona) e final em 32 graus
        Velas NGK BPR5EY, com 0,8mm de folga
        Weber 40 central, coletor Bugpack com interligação dos dutos logo abaixo do carburador
        Bomba de gasolina mecânica original, blindada e niquelada (deve ser para álcool/gasolina).
        Bomba de óleo de 26mm, de circulação externa, com filtro de óleo e radiador de óleo, ao lado do câmbio,
        Escapamento dimensionado 4x1 de 1 5/8" com saída lateral, com tubulação secundária de 2" e abafador grande de 2" (tenho outro de 1 1/2", saída central de 2", com abafador SilenPro de 2")
        Câmbio 8x31, pneus 195/65R15
        Hallmeter HIS com sonda Bosch 4 fios (nova, acabei de trocar)
        Pois bem, usava venturis 32mm com canetas F7, giclês de ar 120, giclês de combustível 180, giclês de marcha-lenta 50, injetores 65, válvula de retorno dos injetores 00 (fechada), bypass de ar fechados. Nesta nova configuração (comando 116), não rendia muito acima de 3000rpm, então troquei para venturis 28mm, canetas F7, giclês de ar 150, giclês de combustível 160, giclês de marcha-lenta 45, e melhorou arranque e resposta acima de 3000 rpm.
        O que acontece? Apesar do hallmeter ficar constante (bem no meio, laranja do meio) da marcha-lenta até 5000 rpm, as velas ficam com fuligem preta (rodando abaixo de 3000 rpm), com pontos mais esbranquecidos. A aceleração não muda muito de um 1600, e a subida de giro é meio lerda. A marcha-lenta é perfeita, e o motor gira sem falhas, nem pipocos nem engasgadas, nem griladas, mesmo quando se pisa com tudo.
        Poderia me dar uma sugestão de giclagem/venturis da Weber?
        Agradeço desde já!

        Abraço!
        Arquivos Anexos
        Last edited by Madai; 14-10-2012, 05:10 PM.
        Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

        Comment


        • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

          Hoje rodei com os bypass abertos em uma volta, com giclês de lenta 50. Tive que abrir os parafusos da lenta em 1/2 volta, mas o carro ficou ruim, com aceleração menor e impressão de que o motor está esquentando. Fechei os bypass e voltei os giclês de lenta para 45. As velas BPR5EY continuaram na mesma, com fuligem preta em um lado e esbranquecido do outro. O circuito principal está com venturis 28, giclês de ar 150, giclês de combustível 160, canetas F7. Tenho a sensação que rendia melhor com ar 120 e combustível 150. Ah, experimentei canetas F11, mas ficou ruim, sem aceleração e resposta.
          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

          Comment


          • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

            madai
            eu nunca usei uma weber só
            sempre duas,
            então fica difícil p mim falar algo,
            se vc tivesse 2 weber ,voce poderia usar comando com 300* pra mais
            q a marcha lenta ia ficar igual como se fosse com o comando VW116 !

            mas vou tentar te explicar algo q póde te ajudar,

            aquele parafuso agulha com porca p trava-lo q fica do lado das agulhas da mistura,
            são os auxiliares da marcha lenta e progressão
            vc fecha eles e abre uma volta e meia ,nos dois q tem a porca p trava-los
            e começa o acerto

            o g. de marcha lenta regula a lenta e a baixa (progressão)
            é alí q vc regula a baixa e progressão da baixa p a média dele
            depois vc parte p o g. principal


            vc fez certo em trocar os venturis 32 por 28
            porem fazendo isso sem mecher nos gicles oq acontece?
            enrriquece e a mistura automaticamente

            a caneta F7 é mais rica doq a F11
            com a F7 ele vai dar uma emboladinha na média
            em comparação á F11

            ou seja a F11 é uma caneta p tocada mais suave

            experimenta colocar o ponto inicial em 12* e vê oq acontece

            é oq posso te ajudar ,
            pelo fato de eu nunca ter usado um weber só e sim sempre 2
            fico sem saber o acerto p poder te falar

            outra coisa
            eu sempre usei a g.correção de ar entre 180 á 200 no gasolina
            e com o suporte da caneta curto ,não o longo
            isso tmb dá diferença,o longo eu uso no alcool

            ta aí algumas dicas q podem te ajudar no acerto
            abraço
            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
            www.trimilika.kit.net
            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
            trimilika1@hotmail.com.br
            tel 035-91420977 poços de caldas MG

            Comment


            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

              Olá Trimilika,

              Muito obrigado pelas dicas.
              Os parafusos com porca é o que chamo de bypass, não deu certo abri-los, hehehe.
              Pois é, meu preparador também nunca usou Weber simples, sempre dupla, e falou as mesmas coisas que você, ar de 180 a 200, canetas F11. Mas, depois das minhas experimentações, vi que na simples muda totalmente o acerto. Meu motor com W100 só acordou com giclês de ar abaixo de 150, canetas F7 e venturis 32. O motor perde força com as F11. Neste novo motor com comando 116, melhorou com os venturis 28, continuando com as canetas F7, mas com giclês ar 120 e combustível 160. O estranho é pedir marcha-lenta de 45, quando a lógica manda um 60 para cima. Ah, meus suportes de caneta são os curtos.
              Em todo caso, vou tentar ponto a 12 graus, que parece mais lógico para evitar velas com fuligem, e o resto vou fazer mais experimentações.
              Outro porém são minhas referências. Queria que o Fusca andasse que nem minha Parati quadrada gasolina, motor AP 82,5x92,8 com TLDZ e comando VW 037.1. Não precisa andar como o Gol quadrado que tenho, AP álcool com comando Autotech 270 graus com 11,5 de lift, 112 graus de lobe e carbura 2E, mas, pela minha Kombi, motor Tork com comando Kombi álcool +84 (não sei se é igual ao VW 116 das Kombis injetadas) e vira Lepe 78,4mm, esperava que o Fusca rendesse mais...
              Last edited by Madai; 15-10-2012, 03:11 PM.
              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

              Comment


              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                Te mandei um email com algumas dúvidas depois quando puder me responde blz?Obrigado.

                Comment


                • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                  Trimilika,


                  Como que eu faço para travar o avanço centripeto até onde quero? Não faço idéia de como travar ele nos 21 graus que estou planejando.

                  É um turbo com duas solex 32. Distribuidor eletrônico com avanço a vácuo normal. O vácuo some quando dá pressão, beleza. Mas como travo o mecânico?

                  Valeu !!
                  Atibaia - SP

                  Comment


                  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                    Postado originalmente por aputada Ver Post
                    Trimilika,


                    Como que eu faço para travar o avanço centripeto até onde quero? Não faço idéia de como travar ele nos 21 graus que estou planejando.

                    É um turbo com duas solex 32. Distribuidor eletrônico com avanço a vácuo normal. O vácuo some quando dá pressão, beleza. Mas como travo o mecânico?

                    Valeu !!
                    simples
                    ou na pressão das molas
                    ou nos batentes
                    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                    www.trimilika.kit.net
                    www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                    trimilika1@hotmail.com.br
                    tel 035-91420977 poços de caldas MG

                    Comment


                    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                      Oi Trimilika, td bem?

                      1- Qual a melhor configuração para turbo num 1600 para um rendimento redondo no fluxo da admissão, uma injeção corpo duplo 40 mm, uma central no estilo da Kombi injetada, ou uma dupla simples (40, 44 mm...) para chegar a 140 / 150 cv ?
                      Já viu que eu tô pensando em encrenca né?... rsrs

                      2- Atualmente meu motor é um 1600 com kit de pistões a álcool,W110 e original de resto. Qual a melhor caneta para as Webers no álcool para este motor aspirado?

                      3 - Outra dúvida: você tem notícia se aquele kit de ventoinha estilo Porsche que a Crestana vende refrigera melhor mesmo?
                      Também pensei em fazer uma experiência e levantar a tampa do motor em cima para gerar mais fluxo de ar fresco, que é muito mais barato!
                      O carro tá rendendo horrores, mas neste calor daqui não dá nem pra aproveitar a potência, pois a temperatura do óleo chega fácil aos 120°C.

                      Obrigado e um grande abraço!
                      Maurício.
                      Last edited by Maurício Queiroz; 23-10-2012, 10:53 AM.
                      "May the force be with you!"

                      Comment


                      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                        Boa noite meu amigo Trimilika.
                        tenho um fusca 1300 original de carburação cabeçotes estao em otimo estado, comando original..
                        enfim, minha duvida é a seguinte;
                        to pensando em turbinar o fusca, simplesmente montar o kit "feijao com arroz" sem precisar mexer em comando e carburação e tudo mais, pois meu pensamento é usar o carro no dia a dia só pra curtir um turbinho mesmo. ah, tenho ignicao eletronica e escap. 4x1 nele.
                        vc acha que vale a pena? oq vc me recomenda?

                        mto obrigado pela atenção.

                        Comment


                        • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                          Postado originalmente por Giovane Mosele Ver Post
                          Boa noite meu amigo Trimilika.
                          tenho um fusca 1300 original de carburação cabeçotes estao em otimo estado, comando original..
                          enfim, minha duvida é a seguinte;
                          to pensando em turbinar o fusca, simplesmente montar o kit "feijao com arroz" sem precisar mexer em comando e carburação e tudo mais, pois meu pensamento é usar o carro no dia a dia só pra curtir um turbinho mesmo. ah, tenho ignicao eletronica e escap. 4x1 nele.
                          vc acha que vale a pena? oq vc me recomenda?

                          mto obrigado pela atenção.
                          póde ser porem o certo seria arrumar 2 coletores do fusca ou brasilia 1300 a alcool e dois bura 32 a alcool aí sim demorou,
                          ou se for de super charger ,coloca um bura antes dele
                          Last edited by trimilika; 30-10-2012, 09:49 PM.
                          trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                          escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                          www.trimilika.kit.net
                          www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                          trimilika1@hotmail.com.br
                          tel 035-91420977 poços de caldas MG

                          Comment


                          • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                            Postado originalmente por Maurício Queiroz Ver Post
                            Oi Trimilika, td bem?

                            1- Qual a melhor configuração para turbo num 1600 para um rendimento redondo no fluxo da admissão, uma injeção corpo duplo 40 mm, uma central no estilo da Kombi injetada, ou uma dupla simples (40, 44 mm...) para chegar a 140 / 150 cv ?
                            Já viu que eu tô pensando em encrenca né?... rsrs

                            2- Atualmente meu motor é um 1600 com kit de pistões a álcool,W110 e original de resto. Qual a melhor caneta para as Webers no álcool para este motor aspirado?

                            3 - Outra dúvida: você tem notícia se aquele kit de ventoinha estilo Porsche que a Crestana vende refrigera melhor mesmo?
                            Também pensei em fazer uma experiência e levantar a tampa do motor em cima para gerar mais fluxo de ar fresco, que é muito mais barato!
                            O carro tá rendendo horrores, mas neste calor daqui não dá nem pra aproveitar a potência, pois a temperatura do óleo chega fácil aos 120°C.

                            Obrigado e um grande abraço!
                            Maurício.

                            Oi Trimilika,
                            Aguardo tua sábia orientação.
                            Valeu, um abraço!
                            "May the force be with you!"

                            Comment


                            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                              oi trimilika..

                              não é sobre preparação , mas me da uma luz ai pra eu conseguir sacar a bomba de oleo original de um 1600 .

                              preciso sacar a bomba para recuperar a rosca de 1 prisioneiro e trocar os outros 3 que estão curtos.

                              ela tem muita interferencia no bloco ou é livre ? parece ter cola entre as juntas ai não quiz forçar muito .

                              no aguardo .

                              Do it yourself !

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                              VW BRASILIA 1.600 AR.
                              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                              Comment


                              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                                Postado originalmente por Maurício Queiroz Ver Post
                                Oi Trimilika,
                                Aguardo tua sábia orientação.
                                Valeu, um abraço!
                                é q é complicado suas perguntas p poder responder na buxa ,tudo depende ,e depende um monte de fatores ,não é assim tão simples q uma formula resolva,é engenharia "preparação" !

                                não respondi naum foi por má vontade
                                é q vc perguntou coisas muito complicadas de responder assim ,
                                e p responder de qualquer jeito eu naum respondo,é muita responsabilidade e complexidade
                                trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                                escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                                www.trimilika.kit.net
                                www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                                trimilika1@hotmail.com.br
                                tel 035-91420977 poços de caldas MG

                                Comment

                                Working...
                                X